.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Ritmos Árabes

Ritmos

Conheça os principais ritmos árabes para a Dança do Ventre.



                                                      Ayubi

Ayubi é o nome de uma rádio show no Cairo, que deu origem ao nome deste ritmo.

É um ritmo de compasso 2/4. Pode ser cantado ou não, lento ou rápido.

Em sua versão lenta ele é mais utilizado para uma dança folclórica chamada Zaar (ver link modalidades).

Em sua versão acelerada está presente em músicas clássicas, modernas, solos de derbak e folclóricas, que são as versões mais utilizadas pra Dança do Ventre.

Nas músicas clássicas aparece geralmente nas entradas e finalizações, e também em momentos de transição.

É um ritmo linear, curto, constante, sem modificações, portanto não leva muito à inspiração, à diversificação.

Pode ser cantado assim: KA DUM KA DUM.

Derbakistas tocando o ritmo ayub.

                                          Baladi

Ritmo de compasso 4/4. Em árabe baladi significa meu povo, minha terra, terra natal, meu país, urbano, minha cidade, ou seja, tudo que tenha origem popular.
Conheça melhor o ritmo Baladi assistindo o vídeo didático com a bailarina argentina Saida:






É um ritmo em homenagem à terra, ao campo.

É importante e bem conhecido no Líbano. Pode ter diferentes velocidades (mais lenta ou mais rápida).

Presente em músicas modernas, clássicas e folclóricas (dança baladi), assim como em solos de derbak.

Para cantá-lo: DUM DUM TAKATA DUM TAKATA





                                         Falahi

Ritmo de compasso 2/4. É a versão rápida do maqsoum, por isso é um ritmo constante e acelerado.

Segundo a bailarina e professora Hayat El Helwa, “falahi vem de Falahim, nome dado aos camponeses egípcios que para amenizar o árduo trabalho, costumam dançar e cantar durante a preparação do solo para nova semeadura e novas colheitas”.

Estes camponeses geralmente moram no interior do Egito e exercem atividades de agricultura ou de pastoril de cabras e camelos.

É um ritmo geralmente tocado em danças folclóricas egípcias, principalmente aquelas ligadas às colheitas, como a dança do Jarro, a dança Gawazi e a dança dos pescadores.

Pode ser cantado assim: DUM TATA DUM TA.


Conheça melhor o ritmo Falahi, assistindo à bailarina Nájua dançando neste vídeo
:

 

                                                            

                                           Malfuf

 

Compasso 2/4. Ritmo de origem egípcia, em que a palavra malfuf significa enrolado ou embrulhado
É um ritmo constante e curto, porém pode ser acelerado ou calmo.

Em sua versão acelerada é usado na entrada e na saída de cena da bailarina, principalmente nas músicas clássicas árabes. Neste caso, a bailarina pode abusar dos giros e deslocamentos.

Na versão acelerada aparece também em músicas modernas e em músicas folclóricas, como é o caso da dança Hagalla, Dabke, Meleah Laff.

Em sua versão mais lenta pode ser usado na dança do candelabro. Pode aparecer ainda em alguns momentos no solo de derbak.

Para cantá-lo: DUM TATA.


Conheça melhor o ritmo Malfuf assistindo o vídeo com a bailarina Nájua:





                                          Maqsoum
Compasso 4/4. O nome do ritmo significa “algo que foi partido pela metade”.

Parecido com o ritmo Baladi, mas possui apenas um Dum no início da frase, enquanto que o Baladi inicia-se com dois Duns.

É um ritmo muito utilizado no Egito, e é mais acelerado que o Baladi.

Possui uma versão lenta e uma rápida.

Tocado geralmente em músicas modernas, podendo aparecer também em solos de derbak.

Pode ser cantado assim: DUM TAKATA DUM TAKATA.

Conheça melhor este ritmo assistindo o vídeo didático com a bailarina argentina Saida
:

Masmudi
Ritmo de compasso 8/4. Parecido com o Baladi, porém é mais longo, pois seu compasso é de 8/4, enquanto o Baladi é 4/4.

Teve origem em Andaluzia. Uma de suas versões inicia-se com dois duns e a outra com três duns. Assim, podem ser chamadas respectivamente de Masmudi 2 duns, e Masmudi 3 duns.

É muito utilizado em músicas clássicas, e às vezes em solos de derbak.

Geralmente é lento, o que favorece movimentos de braços, mãos e movimentos ondulatórios.

Para cantá-lo: DUM DUM DUM TAKA DUM TAKA TAKA.


Conheça melhor o ritmo Masmudi assistindo o vídeo com a bailarina Nájua:




                                          Said
Ritmo de compasso 4/4. Said é o nome de uma região ao norte do Egito, onde originou-se tal ritmo.

É um ritmo muito importante no pais, bem marcado e alegre, com batidas fortes. No Said há dois Duns no meio da frase, ao contrário do Baladi onde os dois Duns são no início. Presente em músicas clássicas, solos de derbak, músicas folclóricas e na maioria das músicas modernas (cantadas ou não).

Nas folclóricas ele é ideal para a dança da bengala ou do bastão masculina (Tahtib). Nestes dois casos é geralmente acompanhada pela flauta mizmar.

Ritmo também usado na dança Dabke e tocado ainda para a dança dos cavalos, em que estes marcam as batidas mais fortes do ritmo com batidas de suas patas no chão. Pode ser cantado assim: DUM TAK DUM DUM TAKATA.

Conheça melhor o ritmo Said, assistindo à bailarina Nájua dançando neste vídeo:





                                                                     


                                          Soudi
Compasso 2/4. Ritmo surgido na Arábia Saudita e nos países do Golfo Pérsico (Jordânia, Iraque, Emirados Árabes Unidos, etc).

Pode ter velocidade mais rápida ou mais lenta.

É característico da dança folclórica khaleege, originária dos mesmos países de onde surgiu o ritmo.

Esta dança geralmente está presente em festas femininas, casamentos, festas familiares. Tem como alguns cantores mais populares: Mouhammad Abdo, Taalaal Maadah e Abdel Majeed Abdallah.

É também tocado em solos de derbak. Para cantá-lo: TAKATA DUM TA DUM.
Soudi

Conheça melhor o ritmo Soudi assistindo o vídeo com a bailarina Nájua.


                                                            


                                         Tschifftitilli   
Ritmo de compasso 8/4. Parecido com o ritmo Whada wa noz, mas seu final é diferente, pois termina com DUM TAKATA.

É um ritmo turco, usualmente lento e moderado.

Presente geralmente em taksins (ver texto sobre instrumentos), em solos de derbak e em músicas clássicas.

Pode ser cantado assim: DUM TAKA TAKA DUM TAKATA.


Conheça melhor o ritmo Tschifftitilli assistindo o vídeo com a bailarina Nájua.








                                                                 

                                            Zaffe
 Ritmo de compasso 4/4. É um ritmo lento, específico para casamentos, usado geralmente para a dança do candelabro.


Nesta dança geralmente a bailarina entra como num cortejo em casamentos antes dos noivos.

Pode ser cantado assim: DUM TAKATATA DUM TATA.

Conheça melhor o ritmo Zaffe assistindo o vídeo com a bailarina Nájua:



                                   Whada Wa Noz


Ritmo de compasso 8/4. O nome significa um e meio.
Parecido com o ritmo Tschifftitilli, mas seu final é diferente, pois termina com DUM DUM TA.

itmo lento, às vezes tocado em solos de derbak, às vezes em músicas clássicas, às vezes em taksins.


Em taksins aparece geralmente junto com instrumentos de sopro ou corda. Em solos de derbak aparece como um início lento.


Já nas músicas clássicas aparece como um preparo para algo mais, geralmente para uma parte mais grandiosa da música.


É um ritmo que possibilita movimentação mais lenta da bailarina, como ondulações, redondos, oitos, movimentos de mãos e braços.


E como ele incita movimentos lentos, geralmente é possível realizar a dança da espada, dança no chão, dança com taças, dança com véu, etc.


Para cantá-lo: DUM TAKA TAKA DUM DUM TA.


Conheça melhor o ritmo Whada Wa Noz assistindo o vídeo com a bailarina Nájua:


Um comentário:

  1. Muito legal conhecer os ritmos , para quem é leiga como eu acha que é tudo a mesma coisa rsrsrs agora vejo que não é . seguindo seu blog , segue o meu ? é novinho em folha
    http://marynunesabreu.blogspot.com/

    ResponderExcluir